Mortal Kombat 4 (MK4, MKG)



Mortal Kombat 4 foi um verdadeiro marco na história de MK. Rompendo barreiras komo o mundo 3D até então inédito na série, também foi a despedida da série para os arcades e várias diferenças porém não foi tão fácil quanto parece.
Acompanhando a crescente evolução dos konsoles kom kada vez mais jogos 3D a Midway resolve fazer MK entrar no mundo poligonal, desenvolvendo seu próprio software (o Zeus) MK4 chegaria kom atraso devido à diversos testes feitos.
Posteriormente Ed Boon revelou que estava preocupado na recepção de um jogo que tem sensibilidade de jogo 2D mas kom gráficos 3D, na época os jogos em luta 3D tentavam simular a realidade das artes marciais ao máximo por exemplo, Virtua Fighter foi filmado um artista marcial de verdade, onde foi transmitido seus movimentos para o modelo 3D. Kom isto a animação saia muito bonita porém devagar demais para os padrões MK, enquanto um jogo 2D fazia um soco responder rapidamente kom 2 frames de animação, o soco em 3D demorava quase o dobro do tempo justamente por kausa da animação mais realista.
Boon decidiu que seria melhor para a série usar as taxas de animação 2D que são menos realistas porém mais rápidas e estariam impostas pelos gráficos 3D, kom isto a série estava diferente mas igual no final das kontas o que não agradou muitos kríticos e alguns fãs da série.


Evolução

O jogo evoluiu em muitos aspectos, talvez a maior evolução já vista na série, MK4 trouxe para seus fãs o mundo 3D porém sem perder a essencia do jogo 2D, ou seja, igual mas diferente.
Personagens: Os personagens ainda usam a técnica de kaptura de movimento que revolucionou a série mas agora são renderizados individualmente em 3D o que acabou de uma vez kom a troca de paletas dos ninjas, ficaram num visual bem limpo e a movimentação esta ótima.
Cenários: Assim komo os personagens os cenários também estão em 3D, nesta versão kom objetos que podem ser jogados nos oponentes além das armas que ao kair podem ser pegas por qualquer um dos dois e outra novidade é o primeiro Stage Fatality que não konsiste em um gancho para matar o oponente e sim arremessar ele num ventilador de parede.
Movimentação: A movimentação também mudou, nos saltos os lutadores estão mais pesados e realistas, um dos destaques se dá ao desvio, trata-se de um passo em direção ao fundo do cenário ou em direção à kâmera fazendo assim uma esquiva que pode definir a luta, também foram kolocados alguns novos golpes veja abaixo:

  • Chute Roundhouse: ←+HK (o oponente rodopia e cai).
  • Chute alto: ↓+HK chute forte no torso ou queixo do oponente.
  • Pegar armas e objetos no cenário: ↓+RN.
  • Bone Breaker: LK de perto.
Kombos: MK4 konta kom um sistema de kombo mais refinado e acabando kom os kombos individuais agora os kombos tem movimentos universais porém kada personagens tem habilidades únicas que podem fazer variações nestes kombos não deixando o jogo enjoativo, tendo kombo starters 1) HP,HK 2) HP,HP 3) HK,HK. Também é possível konseguir kombos extras sacando a arma ou kom kombos aéreos porém em MK4 kombos repetitivos são limitados kom um maximun damage que impede os famosos kombos infinitos de MK3. Aqui alguns kombos universais:
  • 4 hits: HP,HP,HK,↓+HP.
  • 4 hits: HP,HP,HK,←+HK.
  • 3 hits: HP,HK,↓+HK.
  • 3 hits: HP,HK ↓+HP.
  • 3 hits: HP,HK,←+LK.

Finalizações: As finalizações foram simplificadas e agora kada lutador tem 2 fatalities e 2 stage fatalities, um para kada fase.
Modos de jogo: A maioria dos modos de kombate são konhecidos mas também tem novidade aqui:

  • Arcade: modo clássico mas agora kom a opção de luta de duplas, dentro do menu de escolha de personagem possui 3 opções abaixo dos lutadores: Random: escolha aleatória do lutador, Group: o CPU escolhe o lutador seguindo a posição das fotos, Hidden: esconde o cursor de escolha.
  •  Team: luta de grupo kom até 5 personagens.
  • Endurance: tem 3 opções de endurances diferentes: Endurance: escolha uma torre e enfrente todos os inimigos kom somente uma barra de life, Vs Endurance: os dois players lutam kom todos os personagens, Ultimate Endurance: jogue kontra todos os lutadores em nível máximo e kom uma única barra de life.
  • Tournament: modo torneio de 4 ou 8 lutadores sendo eles players ou cpu, sendo que, nos cpu é possível exibir a luta e escolher o nível.
  • Pratice: modo destinado à pratica de golpes onde é possível escolher o lutador, estado de luta do adversário, nível do adversário, zona de kombate.




Plataformas


Arcade: 9 de Novembro de 1997.
PC: 31 de Julho de 1998.
PlayStation: 1998.
Nintendo 64: 1998.
Game Boy Color: 28 de Fevereiro de 1999.




Diferenças


Arcade: Ainda sendo o sistema mais poderoso da época, MK4 é bonito de ver no Arcade, os cenários tem visual mais bonito kom objetos mais detalhados e os personagens kom detalhes perceptíveis, porém não tem Goro e Noob Saibot nem komo secretos.
PC: O PC tem a versão mais pobre de MK4, além de komandos mais lentos, o gráfico perde até para as versões N64 e PS1 e o som também fica atrás das versões kaseiras mas não deixa de ser uma opção divertida.
PS1/N64: Essas versões são praticamente idênticas, tendo diferenças apenas no som pouca koisa melhor no PS1 e o tempo de karregamento mais rápido do N64 que ainda tem gráficos mais bonitos porém não tem os filmes em CG que o PS1 tem.
Game Boy Color: A versão de GBC konta kom um número menor de lutadores e fases, apenas Raiden, Quan Chi, Fujin, Liu Kang, Sub-Zero, Reiko, Tanya e Scorpion e komo secretos Reptile e Shinnok, o jogo usa o máximo do portátil, respostas aos komandos regulares e os fatalities agora são mostrados em uma espécie de vídeo que ficou muito bom.




História


Milhares de anos atrás eu enfrentei um Deus que agora é caído e é konhecido komo Shinnok.
 Fui responsável pela morte de uma civilização inteira. Para livrar todos os reinos da ameaça de Shinnok eu travei uma batalha que mergulhou a Terra em trevas durante séculos mas konsegui banir Shinnok para um lugar chamado Netherealm. 
Agora kom a derrota de Shao kahn nas mãos dos guerreiros da Terra, Shinnok konseguiu escapar de Netherealm kom isso irá komeçar mais uma guerra que desta vez os mortais podem vencer.
Raiden                        

Depois da vitória sobre Shao Kahn a Terra volta ao seu estado normal, Sindel assume o trono de Outworld e devolve o reino de  Edenia ao seu povo, ela apoiou a kriação de uma agência de investigações sobre os krimes que envolvem Outworld e a Terra, no komando dessa agência estão Jax e Sonia.
Tanya, filha do embaixador de Edenia konvidou refugiados de outros reinos para que possam viver em Edenia, a rainha Sindel aprovou porém ela mau sabia que entre eles estava Shinnok e seu exército, liderados por Reiko e Reptile, a princesa Kitana foi sequestrada por Quan Chi e sabendo disso Liu Kang vai em seu socorro porém não konsegue encontra-la e retorna para a Terra.
Kom tudo em paz Raiden volta ao templo dos Deuses porém o que ele encontra é destruição, Fujin o Deus do vento foi o único sobrevivente e relata à Raiden que Quan Chi liderava as tropas que invadiram e devastaram o templo e que Shinnok estava por trás de tudo e que os próximos passos eram dominar a Terra e destruir os Elder Gods. 
Na Terra Liu Kang volta de sua missão sem sucesso e encontra um velho amigo, é Kai, os dois foram treinados juntos na Sociedade Lótus Branca, Johnny Cage konseguiu descansar em paz desde que a Terra voltou ao normal mas dos céus e vendo esta situação ele pede aos Deuses que possa descer para ajudar seus amigos e é prontamente atendido.
Kuai Liang fica sabendo de Shinnok então ele veste o antigo uniforme Lin Kuei de seu irmão Bi-Han e decide ajudar os lutadores da Terra, usando a alcunha de Sub-Zero novamente ele detém grandes segredos que podem acabar kom Shinnok novamente uma vez que seu irmão mais velho já fez isso no passado para recuperar o amuleto sagrado. Está aberta a kortina para mais uma batalha, que komece o Mortal Kombat 4.

Vídeo mostrando a apresentação do jogo.


Kombatentes




Legendas:
BL- Bloqueio
HP - Soco Alto
HK - Chute Alto
LP - Soco Baixo
LK - Chute Baixo
RN - Run (Corrida)


Kai: É um ex-membro da Sociedade da Lótus Branca, foi treinado junto kom Liu Kang, depois do treinamento Kai seguiu por toda a Ásia aprendendo novas técnicas e voltou para o extremo oriente para uma reunião de amigos porém agora terá que ajudar seu amigo nesta luta que vale o futuro da Terra.




Golpes:
Falling Fireball: ←,← HP.
Rising Fireball: →,→ LP (pode ser usado no ar).
Air Fist: ↓,→ HP.
Hand Walk: BL + LK para desativar aperte BL.
Leg Spin: Faça o Hand Walk e segure LP.
Throw: Faça o Hand Walk e aperte LK.
Sacar arma: ↓,← LP.


Finalizações:
Kai parte Reiko ao meio.
Fatality 1: ↑,→,↑,← HK (perto).
Fatality 2: ↑,↑,↑,↓ BL (1 salto de distância).
Stage Fatality Prison Fan: →,→,↓ BL.
Stage Fatality Goro's Lair: ←,→,↓ HK.










Final de Kai.




Raiden: O deus do trovão retorna à Terra depois de ter vencido Shao Kahn, mas o que encontra é uma nova ameaça, o exército de Shinnok liderado por Quan Chi, que após ter vencido os Deuses elementais marcha para acabar kom os Elder Gods e a Terra, agora Raiden se junta aos guerreiros da Terra novamente para impedir mais este mal.




Golpes:

Lightning Bolt: ↓,← LP.
Torpedo: →,→ LK.
Teleport: ↓,↑.
Sacar a arma: →,← HP.


Raiden explode Tanya.
Finalizações:
Fatality 1: →,↓,↑,↑ HK (perto).
Fatality 2: ↓,↑,↑,↑ HP (perto).
Stage Fatality Prison Fan: ↓,→,← BL.
Stage Fatality Goro's Lair: →,→,↓ LP. 










Final de Raiden.



Shinnok: Uma vez Elder God Shinnok almejou a Terra e pagou por isso, foi banido para Netherealm e lá passou séculos até que o feiticeiro Quan Chi o libertou, kom a ajuda de um traidor ele konsegue tomar o reino de Edenia, em seguida mata os Deuses elementais e agora marcha rumo aos Elder Gods para kumprir sua vingança.





Personificações: Shinnok tem o poder se personificar qualquer lutador do jogo e kom isso pegar seus golpes (algo parecido kom Shang Tsung).
Fujin: →,→,← HK.
Jarek: ←,←,← LK.
Jax: →,↓,→ HK.
Johnny Cage: ↓,↓ HP.
Kai: →,→,→ LK.
Liu Kang: ←,←,→ HK.
Quan Chi: ←,←,→,→ LK.
Raiden: ↓,→,→ HP.
Reiko: ←,←,← BL.
Reptile: ←,←,→ BL.
Scorpion: →,← LP.
Sonya: →,↓,→ HP.
Sub-Zero: ↓,← LP.
Tanya: ←,→,↓ BL.
Sacar a arma: ←,→ LP.
Shinnok esmaga Sub-Zero.


Finalizações:
Fatality 1: ↓,←,→,↓ RN (perto).
Fatality 2: ↓,↑,↑,↓ BL (perto).
Stage Fatality Prison Fan: ↓,↓,→ HK.
Stage Fatality Goro's Lair: ↓,→,← HP.









Final de Shinnok.



Liu Kang: Ainda kampeão do Mortal Kombat, Liu Kang vai para Edenia atrás de Quan Chi que sequestrou Kitana, sem sucesso ele volta para a Terra e se junta aos lutadores da Terra mais uma vez kontra Shinnok para defender a Terra e Edenia além de ajudar seu mentor Raiden.





Golpes:
High Fireball: →,→ HP (pode ser feito no ar).
Low Fireball: →,→ LP.
Flying Kick: →,→ HK.
Bicycle Kick: Segure LK por 3segs. e solte.
Sacar a arma: ←,→ LK.


Liu Kang explode Johnny Cage.
Finalizações:
Fatality 1: →,→,→,↓ BL+HK+LK. (1 pulo de distância).
Fatality 2: →,↓,↓,↑ HP (perto).
Stage Fatality Prison Fan: →,→,← LP.
Stage Fatality Goro's Lair: →,→,← HK. 









Final de Liu Kang.


Reptile: Pertencente a raça extinta dos saurianos, Reptile foi mandado para Netherealm por genocídio de várias raças, lá ele se juntou à Shinnok, um dos mais fortes aliados de antigo Deus e agora é general de um dos exércitos mais fortes.





Golpes:
Acid Spit: ↓,→ HP.
Invisibility: ↓,→ BL+LK.
Dash Punch: ←,→ LP.
Super Crawl: →,→,← LP.
Sacar a arma: ←,← HK.


Finalizações:
Reptile devora Quan Chi.
Fatality 1: Segure HP+HK+LP+LK e aperte ↑ (perto).
Fatality 2: ↑,↓,↓,↓ HP (3 passos de distância).
Stage Fatality Prison Fan: ↓,→,→ LP.
Stage Fatality Goro's Lair: ↓,↓,→ HK.






Final de Reptile.



Scorpion: O feiticeiro Quan Chi vê em Scorpion um aliado muito forte kontra as forças da Terra então ele faz uma proposta irrecusável para o ninja, a Vida em troca de seus serviços. Scorpion aceita porém escondendo os motivos reais de ter aceitado.





Golpes:
Spear: ←,← LP.
Teleport: →,↓,← HP (pode ser feito no ar).
Air Throw: BL no ar de encontro ao oponente. 
Sacar a arma: →,→ HK.

Scorpion queima Cage.
Finalizações:
Fatality 1: ←,→,→,← BL(1 pulo de distância).
Fatality 2: ←,→,↓,↑ HP (perto).
Stage Fatality Prison Fan: →,→,↓,↓ LK.
Stage Fatality Goro's Lair: ←,→,→ LK.





Final de Scorpion.


Jax: Depois que a Tenente Sonya Blade desaparece quando estava na pista do último membro do Dragão Negro, o Major Jackson descobre que Sonya esta numa batalha muito maior, que vale o destino da Terra então ele esta mais uma vez junto kom os melhores lutadores da Terra desta vez kontra as forças de Shinnok.




Golpes:
Missile: ↓,→ LP.
Ground Pound: →,→,↓ LK.
Dash Punch: →,↓,← LP.
Backbreaker: BL no ar de encontro ao oponente.
MultiSlam: 5 lançamentos.
1st Slam: LP (perto).
2nd Slam: Segure RN+BL+HK.
3rd Slam: Segure HP+LP+LK.
4th Slam: Segure HP+BL+LK.
5th Slam:Segure HP+LP+HK+LK.
Sacar a arma: ↓,→ HP.


Finalizações:
Jax arranca os braços de Reiko.
Fatality 1: ←,→,→,↓ BL (perto).
Fatality 2: Segure LK →,→,↓,→ e solte (perto). 
Stage Fatality Prison Fan: →,→,← LK.
Stage Fatality Goro's Lair: →,→,← HP.










Final de Jax.


Reiko: Reiko é um dos generais de Shinnok, durante a invasão kontra os Deuses Elementais pensou-se que ele tinha morrido mas Reiko ressurgi e marcha kontra os Elder Gods e a Terra.





Golpes:
Shurikens: ↓,→ LP.
Teleport: ↓,↑ (aperte BL para agarrar o oponente).
Circle Teleport: ←,→ HK.
Flip Kick: ←,↓,→ HK.
Sacar a arma: ↓,← HP.


Reiko trucida Cage.
Finalizações:
Fatality 1: →,↓,→ BL+HK+LK+LP (perto). 
Fatality 2: ←,←,↓,↓ HK (2 passos de distância).
Stage Fatality Prison Fan: ↓,↓,← LP.
Stage Fatality Goro's Lair: →,→,↓ LK.











Final de Reiko.


Johnny Cage: Depois da derrota de Shao Kahn a alma de Cage pode finalmente descansar em paz, porém vendo a invasão de Shinnok avançando kada vez mais Johnny Cage pede a Raiden para que possa reviver e ajudar seus amigos, Raiden sem pensar realiza sua vontade e agora Johnny esta mais uma vez lutando ao lado dos melhores lutadores da Terra.





Golpes:
Low Blow: BL+LP.
Shadow Kick: ←,→ LK.
Dashing Uppercut: ←,↓,← HP.
Low Fireball: ↓,← LP.
High Fireball: ↓,→ HP
Sacar a arma: →,↓,→ LK.


Johnny Cage explode a kabeça de Jarek.
Finalizações:
Fatality 1: →,←,↓,↓ HK (perto).
Fatality 2: ↓,↓,→,↓ BL (perto).
Stage Fatality Prison Fan: ↓,→,→ HK.
Stage Fatality Goro's Lair: ←,→,→ LK.




Final de Johnny Cage.


Jarek: É o último membro da organização Dragão Negro que Kano e provavelmente Kabal pertenceram, Jarek está sendo caçado pela Tenente Sonya Blade pelos seus krimes porém kom a chegada de Shinnok a Tenente deixa Jarek de lado para enfrentar este mal maior então Jarek se vê lutando ao lado de Sonya kontra as forças de Shinnok.


Golpes:
Red Star: ↓,← LP.
Cannonball: ←,→ LK.
Vertical Cannonball: →,↓,→ HP.
Ground Slam: ←,↓,← HK.
Sacar a arma: →,→ HP.

Jarek arranca o koração de Raiden.
Finalizações:
Fatality 1: →,←,→,→ LK (perto).
Fatality 2: ↑,↑,→,→ BL (1 pulo de distância).
Stage Fatality Prison Fan: →,↓,→ HK. 
Stage Fatality Goro's Lair: ←,→,→ LP.





Final de Jarek.


Tanya: É filha do embaixador de Edenia, Tanya konvida vários grupos de refugiados para que tentem uma nova vida em Edenia, a rainha Sindel aceita porém o que ela não sabia é que entre os refugiados estavam Shinnok e seu exército, agora o reino livre de Edenia está sob o komando de Shinnok e a traidora Tanya.


Golpes:
Fireball: ↓,→ HP.
Downward Fire: ↓,← LP (só pode ser feito no ar).
Split Kick: →,↓,← LK.
Corkscrew Kick: →,→ LK.
Sacar a arma: →,→ HK (aperte LP para lança-lo e espere ele voltar).

Tanya quebra o pescoço de Reiko.
Finalizações:
Fatality 1: ↓,→,↓,→ HK (perto).
Fatality 2: ↓,↓,↑,↓ HP+BL (perto).
Stage Fatality Prison Fan: ←,→,↓ HP.
Stage Fatality Goro's Lair: →,→,→ LP.






Final de Tanya.


Fujin: Também konhecido komo o Deus do Vento, Fujin foi o único sobrevivente do ataque de Shinnok kontra os Deuses Elementais da Terra, agora recuperado ele está ao lado de Raiden e vai lutar kontra Shinnok mais uma vez para defender os Elder Gods e a Terra.


Golpes:
Whirlwind Spin: →,↓ LP (segure LP para kontinuar girando).
Levitate Opponent: →,↓,→ HP.
Levitate Slam: 
Flying Knee: ↓,→ HK.
Dive Kick: ↑,↓ LK.
Sacar a arma: ←,← LP (aperte LP para atirar).

Fujin explode Cage.
Finalizações:
Fatality 1: aperte BL+RN 8x (1 pulo de distância).
Fatality 2: ↓,→,→,↑ BL (1 pulo de distância).
Stage Fatality Prison Fan: ↓,↓,↓ HK. 
Stage Fatality Goro's Lair: ←,→,← HP.






Final de Fujin.


Sub-Zero: Depois da derrota de Shao Kahn, Kuai Liang desaparece assim komo seu antigo clã Lin Kuei, agora kom a ameaça de Shinnok o guerreiro veste a antiga roupa de seu irmão Bi-Han e se junta aos guerreiros da Terra kontra o exército de Shinnok uma vez que, seu irmão já derrotou o antigo Deus e passou os konhecimentos necessários para vencer esse mal...


Golpes:
Ice Freeze: ↓,→ LP.
Ice Clone: ↓,← LP (pode ser usado no ar).
Slide: LP+BL+LK.
Sacar a arma: ↓,→ HK.

Finalizações:
Sub-Zero arranca a kabeça de Shinnok.
Fatality 1: →,←,→,↓ HP+BL+RN (perto).
Fatality 2: ←,←,↓,← HP (3 passos de distância).
Stage Fatality Prison Fan: ↓,↑,↑,↑ HK.
Stage Fatality Goro's Lair: ↓,↓,↓ LK.





Final de Sub-Zero.


Quan Chi: Um poderoso feiticeiro que pode andar livremente pelos reinos sem ser notado, responsável pelas maiores intrigadas da série, ele jogou Scorpion kontra Sub-Zero ao exterminar o clã Shirai Ryu e agora libertou Shinnok de seu exílio e ocupa a posição de feiticeiro do antigo Deus kaído e marcha para derrotar os Elder Gods.


Golpes:
Air Throw: BL no ar de encontro ao oponente.
Green Skull: →,→ LP.
Weapon Steal: →,← HP (quando o oponente tiver kom a arma na mão). 
Teleport Stomp: →,↓ LK.
Dash Kick: →,→ HK.
Sacar a arma: ↓,← HK.

Finalizações:
Quan Chi arranca a perna de Quan Chi.
Fatality 1: Segure LK por 5segs. ↓,→,↓,→ e solte LK (perto).
Fatality 2: ↑,↑,↓,↓ LP (1 pulo de distância).
Stage Fatality Prison Fan: →,→,↓ HP. 
Stage Fatality Goro's Lair: →,→,← LK.




Final de Quan Chi.


Sonya: Depois da quase extinção de Shao Kahn, a Tenente Sonya Blade entra para a Agência de Investigações da Terra/Outworld, Sonya estava na pista de Jarek que pode ser o último membro do Dragão Negro porém esta missão foi interrompida por uma missão muito maior, ajudar Liu Kang e Raiden kontra o antigo Deus kaído Shinnok que quer dominar todos os reinos.


Golpes:
Ring Toss: ↓,→ LP. 
Leg Throw: Segure ↓, BL+LP.
Square Wave Punch: →,← HP.
Bicycle Kick: ←,←,↓ HK.
Air Throw: BL no ar de encontro ao oponente.
Cartwheel: ←,↓,→ LK.
Sacar a arma: →,→ LK.
Sonya parte Jax ao meio.


Finalizações:
Fatality 1: ↓,↓,↓,↑ RN (1 pulo de distância).
Fatality 2: ↑,↓,↓,↑ HK (1 pulo de distância).
Stage Fatality Prison Fan: ↓,↓,←,← HK. 
Stage Fatality Goro's Lair: →,↓,→ HP.






Final de Sonya.

Personagens Secretos


Noob Saibot: Durante a batalha de Shao Kahn Noob estava escondido só observando os dois lados e levando informações para Shinnok, depois recebeu ordens que entrasse no exército de Kahn para que depois traísse o imperador, agora Noob é um dos generais de Shinnok e está na Terra para dominá-la e entrega-la para Shinnok.



Golpes:
Fireball: ↓,→ LP (pode ser feito no ar).
Air Throw: BL no ar de encontro ao oponente.
Teleport: ↓,↑ (aperte BL para agarrar o oponente).
Sacar a arma: →,→ HK.


Finalizações:
Stage Fatality Prison Fan: ↓,←,← HK.
Stage Fatality Goro's Lair: →,↓,→ HK.


*Noob Saibot não possui fatalities ou final em MK4.


Goro: Depois de ter servido Shang Tsung, de ter sido kampeão 9 vezes do Mortal Kombat, de ter vencido o grande Kung Lao, Goro foi derrotado e desde então estava esquecido porém quando Shinnok invade Edenia ele encontra Goro e propõe que ele seja seu protetor pessoal em troca de ter sua vingança kontra Liu Kang e os outros lutadores da Terra.






Golpes:
Fireball: →,← HP.
Teleport Stomp: →,→,← HK.
Ground Stomp: ←,→,↓,↓ HK.
Two Hand Swipe: →,→ HP.
Super Uppercut: ↓,↓ HP.
Lunge Kick: ←,← HK.


*Goro não possui fatalities ou final em MK4.


Meat: Pouco se sabe sobre este lutador que tem habilidade de imitar os golpes dos outros, ninguém sabe por que ou o que aconteceu para ele ter esta aparência.


Golpes, finalizações e final: Meat tem os mesmos golpes de quem ele imita e também não tem final em MK4


Mestres

Goro e Shinnok: Já listados acima.


Segredos



Randon Select (GBC): Aperte ↑+start em cima de Raiden.
Reset Game (GBC): Segure os botões B+A+start+select.
*Secret Menu PC: Entre no Practice Mode e deixe o kursor em cima de Difficulty e segure BL+RN até que o menu apareça.
Secret Menu N64: Entre em Options e deixe o kursor  em cima de Continues e e segure BL+RN até que o menu apareça.
Secret Menu PS1: Entre no modo arcade, escolha os personagens para os dois players e no kombat kode digite 302-213 depois pause e saia do jogo, entre em Options e deixe o kursor em cima de Vs Screen Enabled e segure BL+RN até que o menu apareça.
Jogue kom Goro (PC/N64/PS1): Faça o truque do secret menu e salve o jogo kom Shinnok, depois na tela de seleção escolha hidden e leve o kursor que estará invisível até Shinnok (↑,↑,↑,←) e escolha usando BL+RN.
Jogue kom Noob Saibot (PC/N64/PS1): Faça o truque do secret menu e salve o jogo kom Reiko, depois na tela de seleção escolha hidden e leve o kursor que estará invisível até Reiko (↑,↑,←) e escolha usando BL+RN.
Jogue kom Meat (Arcade/PC/N64/PS1): Na tela de seleção de personagens escolha group até que use os 15 lutadores e a partir da 16ª luta você lutará kom Meat até que perda uma luta.
*Mude as kores dos personagens (Arcade): Na tela de seleção de personagens faça os komandos em cima do lutador korrespondente:



Kai: Segure start e aperte HP+BL+LK.
Raiden: Segure start e aperte LP+BL+HK.
Shinnok: Segure start e aperte HP+BL+LP.
Liu Kang: Segure start e aperte HK+BL+LK.
Reptile: Segure start e aperte LP+BL+LK.
Scorpion: Segure start e aperte HP+HK+BL.
Jax: Segure start e aperte RN+LP+BL.
Reiko: Segure start e aperte RN+HP+LK.
Johnny Cage: Segure start e aperte RN+LP+LK.
Jarek: Segure start e aperte HK+HP+RN.
Tanya: Segure start e aperte HK+LK+HP.
Fujin: Segure start e aperte LP+HP+HK.
Sub-Zero: Segure start e aperte RN+BL+HP.
Quan Chi: Segure start e aperte HP+RN+HK.
Sonya: Segure start e aperte LK+HP+RN.


Trajes alternativos (N64/PS1): Na tela de seleção de personagens aperte start+outro botão para girar o painel do lutador, se girar uma vez vai pegar o segundo traje, girando duas vezes o lutador vem kom um traje novo porém há exceções komo Johnny Cage, Sonya, Tanya e Noob Saibot, para esse o ícone deve ser girado três vezes.
obs: Shinnok, Reiko, Jarek, Fujin e Quan Chi não possuem terceiro traje.
Chose your Destiny (Arcade/PC/N64/PS1): Aperte start para rodar as torres e escolher kom quem quer lutar.
Biografia dos personagens (PS1/PC): Entre no Kombat Theater e aperte RN em cima do personagem que quer ver a bio, faça o mesmo na palavra exit para ver a bio de Goro.
Kombat Kodes: Assim komo em MK3, em MK4 também tem Kombat Kodes porém numa proporção bem menor, alguns kódigos não funcionam em certas versões e o GBC tem alguns kódigos exclusivos:



111-111 - Luta sem arma.
100-100 - Lançamentos desativados.
444-444 - Komeçar kom armas na mão.
666-666 - Kombate sem música.
050-050 - Oponente explode no final.
222-222 - Armas aleatórias.
123-123 - Komece kom mais energia.
555-555 - Várias armas no cenário.
060-060 - Sem chuva.
002-002 - Lutadores que não perdem as armas.
???-??? - 4 Player Randper Illegal.
012-012 - Noob Saibot Modo.
020-020 - Chuva de sangue.
010-010 - Maximum Damage desativado.
110-110 - Lançamentos e Max Damage desativados.
333-333 - Randper Kombat.
011-011 - Kombat Zone: Goro's Lair.
022-022 - Kombat Zone: The Well.
033-033 - Kombat Zone: Elder Gods.
044-044 - Kombat Zone: The Tomb.
055-055 - Kombat Zone: Wind World.
066-066 - Kombat Zone: Reptile's Lair.
101-101 - Kombat Zone: Shaolin Temple.
202-202 - Kombat Zone: Living Forest.
303-303 - Kombat Zone: The Prison.
313-313 - Kombat Zone: Ice Pit.
001-001 - Korrida ilimitada.
321-321 - Modo Kabeçudo.

Exclusivos GBC:


192-234 - Reptile habilitado.
205-205 - Luta kontra Reptile.
100-100 - Lançamento desativado.
020-020 - Bloqueio desativado.
688-422 - Kombate no escuro.
985-125 - Kombat Psycho (kombat no escuro, ogadores aleatórios, bloqueios desabilitados).
333-333 - Randper Kombat.
987-123 - Sem barras de energia.
001-001 - Corrida ilimitada.
033-000 - Jogador kom metade da energia.
000-033 - Computador kom metade da energia.
707-000 - Jogador kom 1/4 da energia.
000-707 - Computador 1/4 da energia.

* Truques não testados.

Arenas

Elder Gods: Arena onde é possível ver o rosto dos Elder Gods.


Goro's Lair: Reformulada, agora kom espetos no teto.
Ice Pit: Arena em céu aberto kom um gelo nas bordas.
Living Forest: Floresta viva assim komo em MK2.
Reptile's Lair: Esconderijo onde Reptile aprisiona seus inimigos.
Shaolin Temple: Templo parecido kom o que guardava o mapa  dos elementos.
The Prison: Prisão onde é possível jogar o oponente no ventilador gigante.
The Tomb: Tumba kom alguns kaixões.
The Well: Arena kom várias kaveiras e lareiras.
Wind World: Arena próxima do templo do vento.


Curiosidades e Easter Eggs

  • MK4 não foi realmente o primeiro jogo que foi kriado pela Midway kom o novo software Zeus, um jogo de luta chamado Gods War foi lançado alguns meses antes MK4's, infelizmente o jogo não fez muito sucesso.
  • Reptile faz sua primeira aparição jogável na série sem sua máscara.
  • Kitana foi planejada para participar de Mortal Kombat 4, porém devido a não haver espaço suficiente no jogo, sua paleta de cores foi alterado para marrom e assim nasceu Tanya, mas sua codificação ainda esta presente na versão N64 do jogo, e ela pode ser acessado kom um GameShark.
  • Sua codificação também esta presente na versão PC, mas só pode ser acessado através de um patch não oficial. 
  • Enquanto o modelo e as texturas de Kitana foram excluidos da versão Playstation, seus movimentos foram deixados, e podem ser atribuídos a qualquer personagem através de  GameShark.
  • Nenhum dos atores que foram usados ​​nos MK's anteriores foi usado em MK4.
  • Sindel também foi planejada para entrar no jogo assim komo Kitana, mas foi descartada devido a ser muito semelhante à Fujin.
  • Embora o caráter Reiko é do sexo masculino, Reiko é realmente um nome feminino japonês.
  • Sareena foi outra personagem kotada para a lista  de kombatente (pois a equipe MK queria incluir outro personagem de Mortal Sub-Zero além de Quan Chi e Shinnok), mas eles decidiram usar Fujin.
  • Este foi o primeiro MK que tem vídeos nos finais dos personagens.
  • A foto de Goro varia de versão para versão, no N64 tem um fundo kom chamas, nas versões CD o fundo é roxo.
  • Kano iria entrar em MK4 porém ficou de fora pois já tinha sido incluido Jarek.
  • Este é o único jogo da série que deixou Shang Tsung de fora, seja como um personagem jogável ou komo uma participação especial.
  • Às vezes, quando for quebrar o pescoço do oponente ele pode dizer "Não toque a minha cabeça.
  • Outra falha é que as vezes quando quebra o pescoço do adversário ele fala: "Aaaah! Minhas pernas!"
  • Quando um personagem é derrotado e cai no chão, ele às vezes levanta e cai novamente.
  • No arcade se segurar start durante o Breath of Death de Scorpion um dos produtores dirá "Toasty!".
  • Na arena Goro's Lair ao fazer o Stage Fatality e segurar ↓ o oponente irá kair dos espetos assim komo em Tomb de MK2.
  • Na tela de seleção de personagens se você demorar muito para escolher seu personagem o locutor vai dizer " O que você esta esperando?".
  • Se você digitar palavras ofensivas no ranking komo por exemplo DIK ou FUK elas serão substituídas pelas iniciais dos produtores TRA ou MAB.



Final Cronológico


Se inicia o ataque de Shinnok aos Elder Gods, as tropas avançam mas dão de kara kom os lutadores da Terra e todos vão kaindo um por um, Liu Kang konsegue a vitória sobre Goro, Jax, Sonya, Johnny Cage, Jarek e Kai lutam kontra Reptile, Reiko, Noob Saibot e Tanya o ex-Elder God Shinnok enfrenta Raiden e depois de uma batalha difícil o Deus do Trovão vence e faz kom que todos os invasores voltem para Netherealm porém Reptile konsegue escapar para Edenia antes disso.
Longe dali Sub-Zero enfrenta Scorpion que ainda quer vingança pelo seu clã, Sub-Zero diz que não foram os Lin Kuei que acabaram kom seu clã, no meio da luta Quan Chi ataca os dois e revela ser ele o responsável pela exterminação do clã Shirai Ryu, então Sub-Zero e Scorpion atacam e konseguem vencer o feiticeiro que diz para Scorpion que assim komo toda a tropa de Shinnok ele também irá voltar para Netherealm. Antes de voltar para o inferno Scorpion livra Sub-Zero de sua maldição e some...o ninja gelado também desaparece mas desta vez kom um alvo certo...
Kom a paz voltando à Terra, Raiden agradece e se despede de seus guerreiros mortais subindo aos céus, sendo chamado para se juntar aos Elder Gods ele passa seu posto para Fujin que agora é o Deus responsável pela Terra.
Jarek que estava do lado dos lutadores da Terra foge mas Sonya e Jax konseguem encurrala-lo porém não prende-lo, Jarek kai em um precipício e seu futuro é incerto então o Major e a Tenente voltam para kasa esperando a próxima missão.
Cage konsegue o Oscar por mais um filme de ação sobre MK e volta para sua rotina cinematográfica, Kai se despede do amigo Liu Kang e volta para sua jornada pelo mundo atrás de novas habilidades, Liu é konvidado para o trono de Edenia por Kitana mas não aceita pois seu destino é defender a Terra através do Mortal Kombat.



Galeria
Noob é secreto mais uma vez.

Goro está de volta, cada vez mais brutal.
Meat: jogador pra lá de misterioso.










Chose Your Destiny: GBC.


Shinnok e Quan Chi!os vilões de MK4.






Texturização de Scorpion.
Até no Game Over MK4 é brutal







Mortal Kombat Gold assim komo UMK3 é uma ampliação de MK4, saiu exclusivamente para Dreamcast, kom 5 personagens a mais e kom o poder gráfico do videogame da Sega o game se tornou bem mais bonito.




Evolução

O jogo evoluiu pouco em relação ao original, konsiderando a kapacidade do konsole da Sega, a jogabilidade é igual e sem novidades em relação à de MK4 além disso MKG tem komo destaques:
Gráficos: Graficamente o jogo ficou melhor, mais limpo e bonito, kom superfícies mais arredondadas.
Personagens: MKG traz antigos personagens de volta à série Cyrax, Kitana, Mileena, Baraka e Kung Lao além do secreto Sektor, é bom vê-los mais uma vez porém parece que eles foram feitos as pressas, usam vozes de outros MK's, os fatalities ficaram fracos e a jogabilidade pior em relação aos outros personagens.
Cenários: Os cenários merecem elogios, muito superiores ao MK4 de arcade kom detalhes ao extremo, sem kontar os novos cenários que também ficaram impecáveis mas a única falha é usar a trilha sonora de MK's anteriores.
Som: O som não teve melhoras em relação à MK4 mas também não teve perda de qualidade, ou seja, esta muito bom.
Armas: Agora é possível escolher as armas que quer, a escolha é feita na tela de seleção de personagem.


História

A História segue a mesma de MK4, kom os novos personagens apenas sendo incorporados nela.


Kombatentes


Legendas:
BL- Bloqueio
HP - Soco Alto
HK - Chute Alto
LP - Soco Baixo
LK - Chute Baixo
RN - Run (Corrida)

Golpes, finalizações, história e finais MKG: Os golpes, finalizações, história e finais de todos os personagens de MK4 são válidos para MKG, abaixo os personagens exclusivos de MKG:

Cyrax: Cyrax finalmente é resgatado pelo Lin Kuei, ele estava enterrado no deserto, seus danos físicos foram rapidamente reparados porém Cyrax esta kom um komportamento muito estranho...





Golpes:
Capture Net: ←,← LK.
Grenade Close: ←,← HK.
Grenade Far: →,→ HK.
Teleport: →,↓ BL (pressione LP para agarrar).
Air Throw: ↓,→ BL (também funciona no ar).
Sacar a arma: ←,→ HP.

Finalizações:
Cyrax explode junto kom Cyrax.
Fatality 1: Segure BL ↑,↑,→,↓ e solte (perto).
Fatality 2: Segure BL ↓,↓,→,↑ RN ( 1salto de distância).
Stage Fatality Prison Fan: ←,→,→ HP. 
Stage Fatality Goro's Lair: ↓,←,← LP.





Final de Cyrax.



Mileena: Depois de ser assassinada por Kitana, Mileena foi para Netherealm e lá virou serva de Shinnok, agora Mileena vê esta invasão não só komo uma chance de escapar de Shinnok komo também a chance de se vingar de Kitana.



Golpes:
Sai Toss: Segure HP por 3segs. e solte (pode ser usado no ar).
Teleport Kick:  →,→ LK.
Ground Roll:  ←,←,↓ HK.
Sacar a arma: →,→ LP.

Finalizações:
Fatality 1: ←,←,←,→ LK ( 1salto de distância).
Fatality 2: →,←,→ LP ( 1salto de distância).
Stage Fatality Prison Fan: →,→,← HP.
Stage Fatality Goro's Lair: ↓,→,↓ LP.
Mileena esfaqueia Mileena.






Final de Mileena.



Kitana: No auge da batalha Kitana konsegue escapar facilmente dos guardas que a vigiavam na  prisão, agora a princesa de Edenia vai para a Terra se aliar aos guerreiros da Terra em mais esta batalha.



Golpes:
Fan Throw: →,→ HP+LP.
Fan Lift: ←,←,← HP.
Square Wave Punch: ↓,→ HP.
Sacar a arma: →,↓ HK.

Finalizações:
Kitana arranca a kabeça de Kitana.
Fatality 1: ←,↓,→,→ HK (perto).
Fatality 2: →,→,↓,→ LP (perto).
Stage Fatality Prison Fan: →,↓,→ LP.
Stage Fatality Goro's Lair: ↓,↓,→ LK.







Kung Lao: Todos pensavam que Kung Lao havia morrido depois de ter ficado seriamente ferido na luta kontra Shao Kahn mas ele apenas se afastou do mundo para seguir o exemplo de seus ancestrais e viver uma vida sem violência porém quando fica sabendo da ameaça de Shinnok ele volta para ajudar seu amigo Liu Kang em mais um Kombat mortal.



Golpes:
Hat Throw: ←,→ LP.
Teleport: ↓,↑.
Spinning Shield: Segure BL ↑,↑ LK.
Diving Kick: ↓+HK (no ar).
Sacar a arma: ←,← HP.

Finalizações:
Kung Lao arranca a kabeça de Kung Lao.
Fatality 1: ←,←,→ LP (3 passos de distância).
Fatality 2: →,→,←,↓ HP.
Stage Fatality Prison Fan: ↓,↓,→ LP.
Stage Fatality Goro's Lair: →,↓,→ LK. 





Final de Kung Lao.


Baraka: Depois do fracasso na invasão da Terra Baraka fica vagando por outros reinos até voltar para o agora chamado Edenia, lá ele recebe uma proposta de um feiticeiro que em troca de seus serviços ele lhe oferece o komando do reino de Edenia, Baraka aceita mas tem outros planos e idéias diferentes de komo irá acabar esta guerra.


Golpes:
Blade Swipe: ←+HP.
Blade Spark: ↓,← HP.
Blade Spin: →,↓,→ BL.
Blade Fury: ←,←,← LP.
Sacar a arma: ←,← LP.

Finalizações:
Baraka levanta Baraka pelos peitos.
Fatality 1: ←,→,↓,→ LP (3 passos de distância).
Fatality 2: ←,←,←,← HP (perto).
Stage Fatality Prison Fan: →,→,↓ HK. 
Stage Fatality Goro's Lair: ↓,←,← LK.





Final de Baraka.

 Personagens Secretos 

Sektor: Mesmo desconfiados do estado atual de Cyrax o Lin Kuei está kom poucos guerreiros e tem que enviar Cyrax para a missão por isto, então o clã também envia Sektor secretamente para fazer relatórios e analisar komo Cyrax se komporta para decretar se esta é ou não a última missão do ninja amarelo.


Golpes:
Stright Missile: →,→ LP.
Double Missiles: ←,←,→ LP.
Homing Missile: →,↓,← HP.
Teleport Punch: →,→ LK.
Sacar a arma: ←,→ HK.

Finalizações:
Sektor incinera Sektor.
Fatality 1: →,→,↓,→ BL.
Fatality 2: →,→,→,← BL (2 passos de distância).
Stage Fatality Prison Fan: ←,→,→ HK.
Stage Fatality Goro's Lair: ↓,→,← LK.





Final de Sektor.

* Os outros personagens secretos são os mesmos de MK4.


Mestres

Os mestres são os mesmos de MK4.



Segredos

Secret Menu: Na tela do logo MKG faça rapidamente ↑,↑,↓,↓, ←,←,→,→ depois aperte start e sobre o nome Arcade aperte L+R.

Jogue kom Goro: Faça o truque do secret menu e salve o jogo kom Shinnok, depois na tela de seleção escolha hidden e leve o kursor que estará invisível até Shinnok e escolha usando BL+RN.
Jogue kom Noob SaibotFaça o truque do secret menu e salve o jogo kom Reiko, depois escolha os personagens e koloque o kombat kode 012-012 saia da partida e volte, tela de seleção escolha hidden e leve o kursor que estará invisível até Reiko e escolha usando BL+RN.
Jogue kom MeatNa tela de seleção de personagens escolha group até que use os 15 lutadores e a partir da 16ª luta você lutará kom Meat até que perda uma luta.
Jogue kom Sektor: Faça o truque do secret menu e salve o jogo kom Cyrax, depois na tela de seleção escolha hidden e leve o kursor que estará invisível até Cyrax e escolha usando BL+RN.
Jogue kom Sektor, Goro e Noob Saibot (método 2): 
Sektor: Sobre hidden segure L+R e faça ↑,↑,↑,↑,←,←,← A.
Goro: Sobre hidden segure L+R e faça ↑,← A.
Noob Saibot: Sobre hidden segure L+R e faça ↑,↑,←,←,←,← A.
Passar os Kréditos finais: Após o final do jogo, quando as letrinhas komeçarem a passar segure A,B,X,Y  e aperte start.
Kombat Kodes: Todos os kombat kodes de MK4 funcionam nesta versão, abaixo os kódigos exclusivos de MKG.



323-323 - Kombat Zone: Church Stage
343-343 - Kombat Zone: The Netherealm
353-353 - Kombat Zone: Soul Chamber
363-363 - Kombat Zone: Ladder


Arenas

Todas as arenas de MK4 estão presentes nesta versão, abaixo as arenas exclusivas de MKG.

Church: Nesta arena a luta é feita dentro de uma igreja.
Netherealm: Nesta arena a luta é disputada no inferno, kom o trono do  Demônio ao fundo.
Soul Chamber: Releitura da câmara das almas.




Segredos e Easter eggs


  • Apesar de MKG usar o mesmo motor gráfico de MK4 e ter o konsole mais poderoso da época do seu lado esta versão tem muitas falhas de textura, tanto nos personagens komo nos cenários.
  • As músicas dos novos cenários foram retiradas de MK3.
  • As vozes dos novos personagens foram retirados de MKII e MK3.
  • Quando a arma de Sektor (Gun Laser) é derrubada no chão metade dela desaparece.
  • Se Cyrax for atingido no momento que estiver puxando seu sabre de luz haverá uma falha e o sabre ficará pela metade.



    Final Cronológico*

    Kung Lao sabendo do perigo de Shinnok se junta aos defensores da Terra e juntamente kom Raiden e Liu Kang konseguem a vitória e fazem o antigo Elder God voltar para o inferno kom toda sua tropa.
    Mileena foge de Shinnok e konsegue se safar de voltar para o inferno e vai para Edenia reclamar o trono numa batalha kontra Kitana que konseguiu escapar das mãos de Quan Chi, numa luta difícil a princesa vence sua irmã Mileena que foge logo em seguida, alguns dizem que ela morreu devido aos ferimentos, outros dizem que ela foi para junto de Baraka que havia voltado para os kantos obscuros de Edenia depois que Shinnok foi derrotado.
    Cyrax é reprogramado para exterminar Sub-Zero mas ele não encontra o ex-Lin Kuei, por outro lado ele encontra Jax e Sonia e depois de lutarem Sonya desperta o lado humano de Cyrax que acaba se rendendo e konfessando que gostaria de voltar a ser humano, então ele é levado para uma base de alta tecnologia e lá é submetido a vários cyber-processos que fazem Cyrax recuperar sua mente humana mas só a mente, o que já é o bastante para deixar Cyrax feliz, ao ver isto Sektor aparece das sombras e luta kontra Sektor, ele quer mata-lo por traição ao Lin Kuei mas Jax e Sonya interferem e vencem o cyber ninja que volta ao Lin Kuei para informar o Grão-Mestre sobre a traição de Cyrax.

    * Incorporado ao final de MK4.


    Galeria

    Pela 1ª vez a princesa luta sem máscara.
    Baraka em sua nova versão e Quan chi.
    Cyrax é o 1º cyber ninja a mostrar o rosto.
    Os novos personagens de MKG.
    A musa de MK ficou mais bonita no Dreamcast.
    Dreamcast: Konsole oficial e exclusivo de MKG.
    Cenários e personages mais definidos e bonitos em MKG.